quarta-feira, 3 de agosto de 2011

E se pudéssemos mudar o passado?


E se pudéssemos mudar o passado?
Hoje eu penso em quantas coisas faria diferente. A começar pela forma que todo o amor que tive se iniciou. Não sei se foi pelos motivos certos, mas foram os melhores motivos que tive. Parece cena de filme, ela vindo em minha direção e eu pensando: essa é a mulher de minha vida e para sempre quero ao meu lado. Hoje, talvez, não fosse insistente como fui. As vezes quando amamos demais somos insistentes, impulsivos (não é Ninha???).
Mas não quero falar do início, nem do final. Quero falar do meio. O meio foi o determinante para o final. Foi no meio onde cometemos nossos maiores erros e nossos melhores acertos. Sabe, se tem um dia em que choro e queria mudar foi quando estávamos tentando dar certo novamente e ela demonstrando amor para mim eu simplesmente fiquei tímido por estar em público. Hoje eu daria um abraço com todas as minhas forças e diria: Não saia do meu lado nunca.
Isso não foi o motivo para o fim e diria que nada que antecedeu o fim foi determinante. Talvez um alerta que as coisas não estavam boas e seria difícil voltarem ao normal. Lembro também de uma viagem que faríamos. Só nós dois. Uma lua de mel como disse uma amiga minha. Acabei desmarcando essa viagem. Essa mesma amiga disse para não repetir isso. Eu poderia ter buscado ela em sua cidade e ido para essa “lua de mel”.
Sim, poderia ter feito muitas coisas diferentes. Poderia ter escutado mais, agido mais. Poderia ter acreditado que tudo tem o seu fim e que aquilo que parecia infinito, eterno, pode-se desmanchar como um papel na chuva.
Sim, poderia ter feito muitas coisas diferentes.  Mas não fiz. Querer consertar o passado é arrepender-se. As vezes sinto vontade sim de mudar um monte de coisas que fiz, mas ao mesmo tempo procuro tirar as lições do passado. Hoje sinto-me uma pessoa melhor, com menos defeitos que tinha antes em virtude do aprendizado que tive. Acho que o que aconteceu foi uma lição para que eu me tornasse uma pessoa melhor para a pessoa certa. Isso é a nossa missão. Assim como jóias raras, que antes de serem jóias são pedras necessitando de lapidação, é a nossa vida. Sempre em lapidação.